Seguidores
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Campanha Solo - Fuga no Espaço-Tempo ( Sistema Dominus Galáxia D12) - Episódio 5
domingo, 5 de dezembro de 2021
Galáxia D12 - Aventuras no Universo Dominus!
Campanha Solo - Fuga no Espaço-Tempo ( Sistema Dominus Galáxia D12) - Episódio 4
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Campanha Solo - Fuga no Espaço-Tempo (Sistema Dominus Galáxia D12) - Episódio 3
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Campanha Solo - Fuga no Espaço-Tempo (Sistema Dominus Galáxia D12) - Episódio 2
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Campanha Solo - Fuga no Espaço-Tempo (Sistema Dominus Galáxia D12)
Uma jogatina-conto de Galáxia D12 - Aventuras no Universo Dominus
{Arquétipo: Terráqueo fora de seu tempo/mundo.}
Prelúdio
Você sempre pensa que está tendo seu pior dia, até que se dá conta que sempre é possível piorar.
“Não dá mais. Vou deixar suas coisas na recepção.”
Era uma mensagem de texto, num daqueles celulares quadrados, cheios de teclas.
“Como algém pode ter um coração tão frio, para acabar com alguém por mensagem de texto?”
Meu chefe me encontrou atrás da mesa perdido em pensamentos e gritou:
- Já está com o relatório pronto, eu espero!
Levantei e corri até ele, enquanto ele ia até sua sala, ignorando quase que por completo aquilo que eu dizia.
- Chefe, foi simplesmente impossível evitar toda aquela confusão sem o Marley comigo! O senhor poderia ter colocado alguém para me ajudar, um parceiro temporário, talvez.
- Sim, talvez. Certamente teria sido melhor do que você ter colocado quase tudo a perder. Oito meses no caso! Agora a quadrilha do Toni Caruso vai ficar ligada e podemos não conseguir provas suficientes para prisões. A promotora me ligou e sugeriu que eu tire você do caso! Será que eu devo fazer isso?
- Não, senhor, por favor!
Ele sentou atrás da sua mesa, muito maior que a de todos os demais no distrito, e começou a mexer numa agenda.
- Como você se mete numa briga com uma gangue de motoqueiros bêbados, Tyler?
- Era isso, ou ser pego pelos capangas do Caruso, senhor. A essa hora, eu poderia estar com um sapato de concreto no fundo do Rio Los Angeles!
- Então, termine seu relatório e vá para casa, ou eu mesmo providencio seu encontro com os peixes! Tenho uma reunião com o prefeito daqui a uma hora e não quero nenhum policial dormindo sobre a mesa quando ele chegar.
Tive de terminar meu relatório da investigação da noite passada apressadamente. Omiti sem querer quase um terço dos acontecimentos e escolhi deixar de lado também que a esposa de um colega da polícia estava no encontro dos homens do Toni Caruso nas docas. Queria ter certeza se ela estava envolvida com as atividades criminosas, ou era amante de um dos figurões da quadrilha, antes de incluir seu nome no inquérito. Mas isso ia ter que esperar.
Na garagem, descobri que meu carro se recusava a funcionar e me obriguei a ir para casa de ônibus. Eu não ia para casa havia pelo menos três semanas, mas agora que Alice finalmente tinha se decidido sobre o fim do nosso namoro, era obrigado a visitar minhas teias de aranhas e baratas. Pulei o almoço e fui dormir. Acordei só às sete da noite.
Fui jantar no Moe’s e fiquei um tempo bebendo. Acho que foi aí meu maior erro. Eu estava para lá de porre, quando aquelas luzes apareceram. Eu poderia ter corrido, mas achava que era efeito da mistura de whiskey e cerveja.
Numa esquina, parecia haver um gigantesco ralo de banheira aberto em pleno ar e toda a sujeira da rua, a poluição do ar e a água das calçadas pareciam ser sugadas, aprofundando-se numa intensa luz. Então, houve uma explosão. Eu vi fogo, fui arremessado para o vórtice no ar e tive a impressão de ver também uma espécie de foguete, feito em metal reflexivo, rodopiando e entrando pelo buraco gigante junto comigo.
***
{ Trama:
Algo Aconteceu: 4 = O desaparecimento ou queda de uma nave;
Eu preciso: 9 = Matar/Destruir;
Senão: 9 = Tiranos tomarão o poder
Cena 1:
Lugar: 1 = Grande cidade;
11 = Evento;
Evento: 4 - Um combate }
Hoje faz um mês que tudo aquilo se passou. E quanta coisa aconteceu em um mês! Mas não faz nem vinte e quatro horas desde que finalmente compreendi - ao menos o suficiente - sobre como vim parar na Nova Los Angeles do ano 2864.
Pelo que consegui resumir, um erro de cálculos do astronavegador da nave Holland GMV-23 gerou uma fenda no tecido do espaço, abrindo um canal para uma viagem no tempo. Como um organismo humano é capaz de se curar de feridas, também é o espaço-tempo. Por isso, depois que fui transportado, não houve como voltar.
Estranhamente, a nave que causou o surgimento desse inesperado “buraco de minhoca” conseguiu voltar para essa época, mas não no mesmo lugar. Estava sendo rastreada na órbita de uma das luas de Júpiter, quando seu sinal desapareceu. Isso, eu soube há apenas duas horas, pouco depois de receber meu distintivo de policial honorário, para fazer parte da Força de Combate Antitráfico de Nova Los Angeles. Quem diria que eu quase fui removido de um caso de investigação contra o tráfico na velha Los Angeles!
E agora estou aqui, no meio de um tiroteio, armado com uma reluzente arma de raios, no bairro inferior da cidade - em meu primeiro dia de trabalho!
{ Pergunta: Quantos são os policiais na operação? Menos de 12(6-) ou mais(7+)?
R: 8 = Mais.
Total: 12+3 = 15
Pergunta: Quantos são os traficantes? Estão em maior(6-) ou menor número(7+)?
R: 3 = Maior
Total: 15+8 = 23 }
Estamos em pequena desvantagem numérica, espalhados por uma rua mal iluminada. É engraçado como certas coisas não mudam. Nossa única vantagem é que temos uma nave de patrulha sobrevoando o local. Os traficantes, por outro lado, têm armas melhores. Outra coisa que nunca muda.
O hovercar atrás do qual estou escondido me mantém seguro. Ele é capaz até mesmo de projetar um escudo magnético invisível sobre mim, enquanto eu estiver perto dele. Mas não consigo mira. Terei de procurar outro esconderijo na rua e uma linha de tiro melhor.
- Estou correndo! Alguém me dê cobertura!
{ Recebo Desvantagem por estar em menor número. Anulo a Desvantagem com a Vantagem do Arquétipo, por tentar algo inesperado e ousado.
Turno 1: 7 = Causo um de dano num criminoso
Pergunta: Encontro um abrigo?
R: 2 = Não!}
Estou perdido! Pra que lado corro? Imprudente, imbecil, atrapalhado! Pro chão! É o unico jeito!
{ Estaria em Desvantagem por estar em menor número e não ter cobertura. Estar abaixado ajuda um pouco, mas a imprudência do Arquétipo é o que mais ajuda. Não há Desvantagem nem Vantagem.
Turno 2: 12 = Causo um de dano num criminoso
Pergunta: A polícia está indo bem?
R: 7 e 8, com Desvantagem = Sim!}
Estaos fazendo os traficantes recuarem. Nada mal para um tiroteio futurista!
CONTINUA
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Produção de Conteúdo
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
Aventuras na Era Hiboriana - Eventos Gerais
- Uma carruagem/carroça/biga sem condutor avança pela rua na sua direção.
- Um animal selvagem de médio ou grande porte está à solta, atacando e aterrorizando as pessoas.
- Você encontra um Personagem Importante jogado à rua, desmaiado e ferido.
- Você testemunha uma briga entre duas pessoas, no meio da rua.
- Você ouve um grito de socorro.
- A terra treme sob seus pés.
- Pessoas aglomeradas parecem estar admirando algo inusitado.
- Uma dupla conversa de modo suspeito nas sombras
- Alguém está seguindo e observando você.
- Você recebe um chamado para uma Aventura!
- Você encontra uma nascente de água em um local inesperado. Mas mais alguém também achou o lugar (animal ou pessoa)
- Você encontra um homem perdido, preso pelo pé a uma armadilha.
- Um vento surgido do nada carrega poeira e encobre a visão.
- Você ouve um tipo de cântico, vindo de não muito longe.
- Você avista um homem arrastando o corpo de outro para uma cova, que ele mesmo deve ter cavado recentemente.
- Você é cercado por um bando de animais predadores.
- Um Personagem Importante cruza seu caminho. Ele lhe entrega um mapa e pede que recupere para ele um Objeto.
- Há uma armadilha em seu caminho. Se não passar em um teste de Mente(Investigação), você será pego! (Pode ser um buraco camuflado no chão, ou um laço de corda)
- Um vidente cego aparece em seu caminho e conta algo sobre seu futuro. Se passar em um teste de Mente(Conhecimento), poderá receber Vantagem num teste futuro, em um momento crítico.
- Você recebe um chamado para uma aventura!
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Jogar RPG sozinho?!?
Como se joga?
segunda-feira, 8 de março de 2021
Energizado pelo Apocalipse!! ou Como fui capturado por um novo conceito em RPG!
Nesses últimos meses, tenho dedicado minha mente ao aprendizado de novos RPGs com extrema empolgação, e isso começou quase sem querer (embora, é claro, aprender sobre RPG seja algo no que eu me jogue de cabeça desde sempre).
Eu procurava por algum sistema que me permitisse adaptar com facilidade o cenário de Starcraft para RPG (pelo menos para jogar com Terranos, tendo os outros como monstros). Sendo honesto, eu esperava que alguém me apontasse um link de uma adaptação já pronta em algum sistema que eu já conhecesse, mas me deparei com Masmorra nas Estrelas, um RPG não licenciado e não oficial sobre Star Wars, que utilizaria uma versão modificada de Dungeon World. Só que, àquela altura, eu nem fazia ideia do que era o tal Dungeon World!
Fui à cata do negócio, como se diz aqui no meu estado. Encontrei o PDF de Dungeon World de graça pela própria editora que o traduziu para o português, assim como muitos materiais adicionais. Também encontrei o próprio Masmorra nas Estrelas, que deixei para uma leitura posterior (e que já aconteceu também). Então ocorreu o que eu não esperava: meu mundo mudou, minha mente foi invadida pela ideia inovadora do narrativismo Energizado pelo Apocalipse. Sim, Powered by the Apocalypse, ou Apocalypse Engine, como também é encontrado em algumas fontes, é como se chama o "conceito-sistema" por trás desses jogos, que derivam de Apocalypse World, outro RPG sobre o qual eu nada sabia (e ainda sei pouco, porque não pude adquiri-lo até o momento).
Embora possuam diferenças importantes entre si, os jogos da linha PbtA seguem conceitos fundamentais idênticos e possuem semelhanças que nos conduzem a entendê-los como variantes de uma única fonte e pertencentes a um mesmo todo. E é algo fascinante de muitas formas.
A linha PbtA ensina o jogador/Mestre já veterano em RPG a pensar no seu hobby como algo diferente. Narrar diferente, por exemplo, com uma perspectiva voltada à improvisação, fornecendo técnicas e ferramentas próprias para fazer isso. Também estimula a pensar nas aventuras e campanhas como narrativas compartilhadas, com muito mais intensidade do que outros RPGs, mais tradicionais. Sem contar o fato de que os sistemas pertencentes à linha tendem à simplicidade, o que os torna indicativos para iniciantes, com muitas soluções de design elegantes, fazendo-os também atrativos para os jogadores mais antigos.
Depois de conhecer e jogar Dungeon World (que eu estou narrando online, e você pode acompanhar essa campanha pelo meu canal do Youtube, o Covil do Narrador), precisei ler também alguns sites e guias para entender conceitos mais aprofundados do sistema e tirar dúvidas e aí foi só alegria! Fui adiante e comprei o livro físico, paguei pelo PDF de Aventuras no Planeta Dungeon (um suplemento que leva as aventuras de DW para o espaço, com temática de romances espada-e-planeta) e conheci também Cidade Obscura, um RPG PbtA minimalista (ou seja, reduzido em regras) que homenageia o Mundo das Trevas e permite jogar com Vampiros, Lobisomens, Magos, Fantasmas e Fadas, tendo o crossover como regra, não exceção. Ou seja: tudo como eu gosto!
Hoje, estou conhecendo novos horizontes nessa linha tão abrangente quanto instigante. Minha mais nova aquisição é Monstro da Semana, um RPG sobre investigadores de atividades paranormais e caça ao sobrenatural, ao estilo de séries como Arquivo X, Buffy, Grimm, Supernatural e variantes. Está sendo distribuído de forma oficial e gratuita no link, então não dá pra perder!
E é isso. Se você ficou curioso com PbtA, meu objetivo foi alcançado!
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
Uma nova Raça para Dungeon World! - O Kith Troll, de Changeling O Sonhar
Para quem não conhece: quem são os Trolls?
Em Changeling, Trolls são humanoides corpulentos, de pele azulada, com pequenos chifres na fronte e bastante altos, dotados de grande força e vitalidade, além de um senso de honra que ultrapassa as divergências entre as Cortes. Contam as lendas que foram os primeiros Nobres das Sociedade das Fadas e que nasceram no alto de montanhas geladas.
Em Dungeon World, eles podem pertencer às Classes a seguir, ganhando as características descritas.
- Druida: você considera O Norte Gelado como sua terra, além de quaisquer outras que possa escolher.
- Guerreiro: quando engatilhar o Movimento Dobrar Barras, Suspender Portais, some +1 à rolagem.
- Paladino: quando Negociar, você pode oferecer sua palavra de honra como garantia, mesmo num resultado 7-9.
- Ranger: seu Companheiro Animal recebe Ferocidade +1.