A Bandeira do
Elefante e da Arara
é um RPG que prioriza a interpretação de personagens cativantes, enquanto esses
exploram lugares inóspitos ou se envolvem em intrigas do Brasil Colonial. Com
um sistema simples, ele foi criado para contar histórias fantásticas num
cenário repleto de mistério, misticismo e deslumbramento, sem uma carga pesada
de regras e detalhes que poderiam tornar seu conteúdo mais complicado para
iniciantes, ou de uso difícil em ambientes escolares - uma das grandes metas de
sua existência. Cabe ainda dizer que, seguindo à risca seus conceitos e o
contexto geral, não é esperado dos personagens-jogadores que se envolvam
frequentemente em combates, principalmente contra as temíveis criaturas míticas
descritas no livro básico - até porque os níveis de resistência são poucos e se
recuperam lentamente! Sendo assim, não é demais reforçar que ABEA não é uma espécie de D&D passado no
Brasil Colonial!
Contudo,
não seria inconveniente a existência de regras avançadas para as batalhas, ou a
oferta de mais opções de otimização para os personagens de participantes que
gostem de ação. Disso nasceu minha vontade de escrever matérias com regras
caseiras opcionais, oferecendo elementos novos que participantes e mediadores
podem decidir adicionar às suas mesas. Esta é a primeira das ideias.
Manobras
Especiais são golpes e movimentos repetidamente treinados e testados, que
acabam por integrar um arsenal tático de lutadores avançados de artes marciais.
Quando escolhe atacar usando Boxe, Capoeira ou Luta-livre, em vez de apenas
socar, chutar ou agarrar seu oponente, o participante pode escolher executar
uma das Manobras que dominou, conseguindo efeitos diferentes, que podem trazer
vantagem considerável em determinados momentos, podendo até ser o diferencial
exigido para evitar uma derrota.
Jogadores
de Street Fighter - O Jogo de RPG vão
reconhecer rapidamente de onde tudo isso saiu. As Manobras Especiais aqui
apresentadas são adaptações daquele RPG para ABEA. Até por essa razão, eu pedi (e
recebi) a consultoria e colaboração de Eric "Musashi" Souza, dono
do site Shotokan RPG Webpage e
editor-organizador da fanzine Punho do
Guerreiro.
Baixe o arquivo aqui!
ERRATA: Na lista de Manobras, é dito que Capoeira tem acesso a Handstand Kick. Essa manobra não foi incluída, o correto é Foot Sweep.
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