Chegamos por aqui, dando continuidade à matéria do Antonio Novaes. Particularmente, já adianto pra vocês que eu gostei muito desta matéria. E dá-lhe dicas!
Extraindo o melhor de seu sistema de habilidades - Parte 2
5 Regras Para Um Sistema De Habilidades Decente
Regra #2: Role a habilidade apenas se houver uma chance de sucesso, uma
chance de falha, e um risco ou custo para a falha
Os
Mestres fazem seus jogadores rolarem dados demais. É divertido rolar os dados,
verdade, mas apenas quando isso é dramaticamente apropriado. Senão isso se
torna uma perda de tempo e faz com que a rolagem se torne algo banal, tirando
do jogo a tensão dramática e frustrando os jogadores.
Toda
vez que um jogador descrever uma ação, o Mestre deve decidir se a rolagem de
dados deve ser realizada, e ele deve determinar isso se perguntando o seguinte:
1) O jogador pode ter sucesso na ação?
Se
a ação é impossível, simplesmente porque é fisicamente impossível mesmo ou
porque é difícil demais para o jogador ser bem sucedido, não role os dados.
Simplesmente diga que é impossível ou narre a falha, pronto.
2) A ação pode REALMENTE falhar?
Essa
regra é um pouco mais complicada do que a anterior, porque em alguns casos
realmente pode parecer que o jogador tem chance de falhar, mas na verdade ele
não tem.
Por
exemplo, se os jogadores estão revistando minuciosamente a sala de uma dungeon, procurando qualquer coisa que
esteja magicamente escondida, ou então projetada para nunca ser encontrada,
eles eventualmente irão revirar todo o local e encontrar o objeto. Se eles
estão procurando alguma informação em uma biblioteca gigante, eles
eventualmente irão encontrá-la, a parte
realmente complicada é definir se os jogadores sofrem algum tipo de limitação
que possa resultar em uma falha.
Partindo
do pressuposto de que uma fechadura está ao alcance dos limites da habilidade
do jogador, ele eventualmente irá abrir a fechadura. Mas se a sala está sendo
alagada ou os monstros estão alcançando os jogadores, a questão não é mais se ele pode ser bem-sucedido, mas se ele pode ser
bem-sucedido em cinco rodadas. Isso é
realmente uma chance de falha!
É
por isso que não é suficiente determinar se existe a possibilidade de sucesso
ou falha, é preciso saber também se a
falha traz consigo um custo ou penalidade. No caso da abertura da fechadura
acima, a penalidade da falha é a morte; o grupo está realmente arriscando algo
se a ação não for bem-sucedida. Como
outro exemplo, procurar uma armadilha e tentar desarmá-la possuem riscos:
você pode tropeçar nela e dispará-la, trazendo à tona as consequências de sua
falha.
Nós
devemos partir do pressuposto de que, sem nada para limitar o grupo, eles vão
continuar tentando e tentando até conseguir, e o Mestre deve levar isso em
consideração.
Quando
o grupo tentar uma ação, saiba que eles tentarão até conseguir se for possível,
e se eles tem total liberdade para isso então não vale a pena rolar nenhum
dado, eles simplesmente conseguem! Tome cuidado, no entanto, para não impor
limitações que não existem. “Porque vai
levar uma hora” não é um limitação, “Porque
vai explodir em uma hora” é uma
limitação de verdade.
Também
é importante lembrar que “deixar algo de lado” não é a mesma coisa que um risco
de ou custo da falha. Se o grupo está tentando abrir uma fechadura que leva a
um grande tesouro, não há nada que os impeça de tentar até conseguir, não há
nada que estabeleça uma falha.
O
RISCO
DA FALHA é algo que deve fazer o grupo decidir se vale ou não a pena
continuar tentando, como fugir do alcance da bomba ou tentar desarmá-la, e o CUSTO
DA FALHA é o estabelecimento de um ponto final para a falha, como a
bomba explodir e todos morrerem.
Portanto,
se não há nada na situação que (1) faria o grupo para de tentar até ser bem
sucedido ou (2) os impede de tentar repetidas vezes, apenas dê o sucesso e resolva
a situação, fazer uma rolagem de dados nesses casos é uma perda de tempo.
Lembrem-se:
só vale a pena rolar dados se houver uma falha
que envolva um risco e um custo.
Traduzido e adaptado de
http://angrydm.com/2012/12/five-simple-rules-for-dating-my-teenaged-skill-system/3/
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