De volta à nossa viagem por Mystara, chegamos à nação mais poderosa do Mundo Conhecido (ou talvez não tanto, mas isso fica pra outra oportunidade...): Thyatis!
Dessa vez, além do meu próprio resumo sobre a nação, que inclui um Benefício Regional para uso com a 4ª edição de D&D, apresento um Arquétipo Marcial para a classe Guerreiro, para uso com a 5ª edição!! O Arquétipo pode ser escolhido, com a permissão do DM, a partir do 3º nível na classe, conforme está no documento Basic Rules 0.2 ou no Player's Handbook. O crédito desse arquétipo vai para o Paulo Frota, do grupo do Facebook "D&D Next"!! (Eu apenas fiz umas "edições" do conteúdo, pra personalizar para o blog). O contato do cara, pra quem quiser tirar dúvidas:
prof.paulofrota@gmail.com
prof.paulofrota@gmail.com
Thyatis
Uma das maiores, mais ricas e mais
influentes nações majoritariamente humanas do Mundo Conhecido, o Império de
Thyatis está localizado no extremo sudeste do continente de Brun, e inclui não
apenas o território principal continental, mas uma infinidade de ilhas
marítimas (de pequenas a imensas) e algumas províncias em outros continentes.
Fortemente militarizada e ambiciosa, a nação de Thyatis ainda dá combate a
muitas nações, ditas “bárbaras”, de além-mar, buscando conquistar novos territórios.
Muitas vezes, essa tendência conquistadora coloca Thyatis em conflito contra
Alphatia, um poderosíssimo reino Arcanocrata de muito ao leste do Mar do Amanhecer.
O povo Thyatiano presente toma como
valores principais de sua cultura a eficiência, a riqueza, o poder e a
esperteza. Só merece lugar ao sol quem é capaz de demonstrar força como um
guerreiro ou de superar obstáculos e pessoas através de engodo. Mas a eficácia
administrativa que tanto lhes dá orgulho está em risco, pois os políticos e militares
de alto escalão tornam-se cada vez mais corruptos e adeptos de orgias. O
Império, desse modo, assemelha-se muito à Roma em seu auge... e à beira de sua
queda. Apenas alguns raros heróis procuram ser modelos de benevolência e
altruísmo, e mesmo eles têm de tomar cuidado com seus vizinhos, para que a
inveja e a intriga não os derrubem.
Para o patrício thyatiano típico,
qualquer nação além da sua não passa de uma “colônia” – e se não é de fato, um
dia será. Os membros das províncias, quando visitam o território continental,
são tratados com curiosidade, mas ainda sim reconhecidos como legítimos
cidadãos. Thyatis procura assimilar suas culturas, aprender seus idiomas,
incorporar a sua moda. Desse modo, um visitante em Thyatis poderá encontrar
todos os tipos de pessoas, humanos ou não, e mesmo que o idioma thyatiano seja
o “Comum”, vários outros idiomas e dialetos poderão ser ouvidos nas ruas.
Nenhuma nação teve maior influência na
história do Mundo Conhecido que Thyatis. Fosse através de migração e colonização
pacífica, ou tomando territórios à força, cidadãos de Thyatis estiveram por
todas as partes de Brun. Como conseqüência, Thyatis é uma nação repleta de
aliados e inimigos. Além disso, o idioma thyatiano é um dos mais conhecidos e
falados.
Moeda: O Lucin vale 1 peça de ouro; o Asterius vale 1 peça
de prata; o Denarios vale 1 peça de cobre; algumas peças de platinum são
produzidas em séries limitadas, chamadas Imperador.
Principais
informações geográficas: O
território principal de Thyatis fica no extremo sudeste de Brun; a fronteira
norte de Thyatis é marcada pelas Montanhas Altan Tepes, ao norte do que fica
Ylaruam; o limite oeste é dado pela Floresta Dymrak, onde habitam elfos e
goblinoides; ao sul está o Mar do Pavor e ao leste o Mar do Amanhecer. Algumas
de suas principais cidades são: Kerendas (100.000), lar de formidáveis
cavaleiros e rico porto marítimo; Porto Lucinius (40.000), não tanto uma cidade
quanto um porto militar; Hattias (30.000), localizada na ilha de mesmo nome, lar
da melhor infantaria de Thyatis, mas de um povo intensamente arrogante e
xenofóbico; Foreston (5.000), entreposto humano no Condado de Vyalia (um
condado élfico); Tel Akbir (20.000), construída pelos alasianos de Ylaruam e
expandida e dominada por Thyatis, um misto de duas culturas bastante distintas;
Makrast (3.000), cidade de anões, no Baronato de Buhrohur, onde humanos e
outros não são permitidos, exceto pelos representantes do Império; Biazzan
(12.500), um paraíso do conhecimento, onde fica uma universidade; e é claro, a Cidade
de Thyatis (600.000), centro do Império, cujo povo acredita que ali assenta-se
o verdadeiro império, e o resto são apenas “anexos”.
Benefício Regional (4ª edição): escolha Tolerância, Intuição ou Blefe. Juntamente com História, adicione a Perícia escolhida a sua lista de Perícias de classe. Além disso, as duas Perícias recebidas recebem +1 de bônus. Por fim, escolha um idioma adicional para ler, escrever e falar.
CENTURIÃO THYATIANO
Em uma nação de conquistadores que valorizam o combate acima da maioria
dos outros assuntos, é de se esperar que o serviço militar seja
importante e respeitado, e assim é em Thyatis. Dessa forma, as Legiões
Thyatianas são provavelmente o mais famoso e bem treinado exército do
Mundo Conhecido.
O exército Thyatiano tem diversas legiões ativas, além de várias outras unidades. Todos os nobres devem manter soldados e cavalaria de acordo com seu posto para proteger seu domínio. O Imperador pode solicitar essas forças em épocas de guerra. Soldados também fazem "treinamento cruzado", servindo periodicamente sob as ordens de nobres diferentes ou do Imperador para obterem experiência em outros ambientes.
O exército regular de Thyatis é dividido em varias legiões numeradas (por exemplo, Oitava Legião, Décima-Quarta Legião, etc.) e o número total de legiões varia de um momento para outro, à medida que nobres ascendem e caem nas graças do Imperador. Uma legião é tipicamente composta de 4 a 6 coortes de 800 homens, mais um destacamento de cavalaria de 200-300 homens. Um senador comanda cada legião. Uma coorte tem 400-500 homens de infantaria pesada, 100-200 homens de infantaria leve e 200 arqueiros. Cada coorte é comandada por um tribuno, e cada grupo de 100 homens é comandado por um centurião (posto equivalente ao de capitão) promovido dentre os soldados.
Homens e mulheres servem igualmente nas forças militares Thyatianas, mas abaixo do nível de centurião as unidades são divididas por sexo. Assim, uma centuriã vai comandar coortes de soldados mulheres, enquanto um centurião vai comandar outros homens. Postos superiores podem ser ocupados por pessoas de qualquer sexo.
Vantagem Marcial: no 3º nível, uma vez por turno o centurião pode
causar +2d6 pontos de dano com um ataque feito com uma arma de combate
corpo-a-corpo, desde que tenha vantagem na rolagem de ataque. O
centurião não precisa de vantagem na rolagem de ataque se outro inimigo
do seu alvo (como um aliado, por exemplo) estiver a 1,5 m (1 quadrado)
de distância do alvo, desde que este inimigo não esteja incapacitado e o
centurião não tenha desvantagem na rolagem de ataque.
Parede de
Escudos: no 7º nível, você pode comandar seus aliados a erguerem uma
parede de escudos usando uma ação bônus. Caso os aliados decidam seguir
suas orientações, você e todos os aliados a até 1,5 m (1 quadrado) uns
dos outros que estejam portanto um escudo recebem o equivalente a 3/4 de
cobertura (bônus de +5 na CA e vantagem em salvamentos de Destreza) até
o início do seu próximo turno. Enquanto a parede de escudos estiver
formada, você e todos os aliados têm seu deslocamento reduzido à metade.
Qualquer aliado que se afaste a mais de 1,5 m (1 quadrado) de outro
aliado na parede de escudos perde esses benefícios. Você deve possuir
pelo menos um aliado equipado com um escudo para erguer uma parede de
escudos. Opcionalmente, caso você não possua aliados para erguer uma
parede de escudos, ao usar a ação Esquivar, você recebe os benefícios
dessa habilidade, mas apenas para você mesmo (esses benefícios são
cumulativos com aqueles descritos na ação Esquivar).
Sequência de Golpes: no 10º nível, você pode exaurir as defesas dos seus adversários com golpes precisos e letais. Cada vez que você acertar um ataque, o ataque seguinte feito
contra o mesmo alvo na mesma rodada recebe um bônus cumulativo de +1 na
rolagem de ataque e +2 no dano.
Exemplo: um centurião de 12º nível pode realizar 3 ataques com a ação ataque. Seu primeiro ataque acerta e ele causa dano normal. O segundo ataque é feito com bônus de +1 na rolagem de ataque e +2 no dano e também acerta. O terceiro ataque é feito com bônus de +2 na rolagem de ataque e +4 no dano.
Exemplo: um centurião de 12º nível pode realizar 3 ataques com a ação ataque. Seu primeiro ataque acerta e ele causa dano normal. O segundo ataque é feito com bônus de +1 na rolagem de ataque e +2 no dano e também acerta. O terceiro ataque é feito com bônus de +2 na rolagem de ataque e +4 no dano.
Vantagem Marcial Aprimorada: no 15º nível, o dano da habilidade vantagem marcial aumenta para +5d6.
Execução: no 18º nível, você ganha vantagem nas rolagens de ataque
contra criaturas que ainda não tiveram um turno em combate.
Adicionalmente, qualquer acerto contra um oponente contra o qual você
possua vantagem na rolagem de ataque é um acerto crítico.
2 comentários:
Estou adorando esta sua série de postagem. Estou fortemente inclinado a fazer de seu trabalho! Parabéns e por favor, continue!
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