De volta à nossa programação, trago desta vez a grande nação de Darokin, fazendo crescer nosso mundo-universo de Mystara!
Darokin
Falar na grande República de Darokin é
falar em dinheiro. Muito, muito, muito dinheiro. Mas a república valoriza a
inteligência tanto quanto o luxo, pois o rico de hoje será o pobre de amanhã,
se não souber administrar seus bens e negócios. Fortemente apaixonados pela
riqueza, os darokínios acreditam que todo indivíduo tem a liberdade de lutar
pela sua glória e enriquecer, mas é preciso astúcia e sutileza para se
sobressair. Acima de tudo, ainda no que tange a dinheiro, os darokínios
preferem a honestidade, e a competição mercantil deve ser leal – ao menos,
enquanto o público estiver prestando atenção.
O chanceler da nação é
tradicionalmente escolhido por voto, mas o direito a votar e o valor do voto
dependem do ganho financeiro do indivíduo. Apesar disso, a ganância explícita é
considerada uma característica deplorável. O bom rico também tem seu lado
virtuoso, uma vez que solidariedade para com os pobres é um hábito que dá “status”,
por assim dizer.
Além dos governantes e conselheiros de
cada cidade e distrito de Darokin, as famílias e Casas Mercantes tradicionais
também exercem forte poder na política local. Nenhum comércio ou serviço é
praticado na nação sem os olhares atentos dos Grandes Mestres Mercadores dessas
casas. Além disso, a Guilda dos Mercadores é quem dita as leis do comércio, e
por extensão governa tudo mais. O Chanceler é escolhido entre os membros do
Conselho Interno da Guilda e tem poder sobre ela.
Outro grande orgulho da nação é sua
experiência com diplomacia. Os mais capacitados diplomatas do Mundo Conhecido
formam-se no Corpo Diplomático de Darokin, e submetem-se a “provas de fogo” de
todas as formas não apenas aqui, mas em várias outras partes do continente.
O darokínio típico ama a sutileza e os
bons modos, mas nem por isso faltam-lhes heróis dotados de bravura e
ferocidade. Gente assim é normalmente bem vinda a Darokin, pois o imenso
território da nação, embora próspero e pacífico na região da Planície Streel,
também é adornado de colinas e bosques, repletos de acampamentos tribais de
humanóides brutais, desde goblins e orcs, até gigantes. O misterioso e
perigosíssimo pântano Malpegghi também é outro lugar onde a profissão de
aventureiro se faz cotidianamente necessária.
Moeda: A moeda de ouro cunhada localmente chama-se daro;
um meio-daro é uma moeda de electrum, valendo exatamente o que se
propõe, ou 5 peças de prata; a peça de prata é o tentrid; e a moeda de
cobre é o passem. Darokínios também utilizam-se de um sistema de cartas
de crédito semelhantes a cheques, mas apenas famílias ou empresas mais
abastadas conseguem emiti-los.
Principais informações geográficas: Darokin rodeia completamente a Floresta de
Canolbarth, que fica na sua região central. É nessa densa e mágica floresta que
se localiza a nação de Alfheim. O Rio Streel corre nas Planícies Streel, região
centro-oeste da República. No oeste de Darokin, em torno do Lago Amsorak, estão
duas das principais cidades do país: Akesoli (17.000), cidade pesqueira,
onde são produzidas também as cordas mais famosas do Mundo Conhecido, e onde a
guarda citadina é reconhecida por sua severidade; e Akorros (23.000), cujo
porto laguno é incrivelmente movimentado, e onde a Guilda de Ladrões é
sabidamente uma das forças políticas mais notáveis. Corunglain (31.000),
no norte do país, fazendo fronteira com a perigosíssima região das Terras
Arruinadas, é o único local de Darokin onde se encontra uma milícia voluntária
numerosa e altamente treinada. Já Athenos (15.000) se apresenta como
maior porto marítimo da nação, ao sul do pântano de Malpegghi, e serve de sede
para a Frota Naval e lar da maior Guarda Citadina em toda República. Selenica
(39.000) é uma cidade de fortes contrastes culturais, devido à intensa influência
estrangeira, notadamente de Ylaruam. Por último, mas não menos importante,
temos a cidade de Darokin (54.000), capital do país, sede do Capitólio e da
Guilda dos Mercadores.
Como curiosidade, vale citar que
muitas pequenas áreas de Darokin possuem governo próprio, semi-independente,
funcionando sob um regime muito próximo do feudalismo tradicional, em vez de
como uma república. Os lordes desses lugares são chamados Magistrados. Adicionalmente,
faz-se importante dizer que muito do território nacional, principalmente na
região norte e nordeste, pertence apenas nominalmente aos darokínios, sendo lar
de incontáveis tribos de humanoides monstruosos, como Orcs e Trolls. Essas
criaturas possuem até mesmo fortalezas construídas ali, como C’Kag, Dast
e Xorg.
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