Seguidores

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Salão das Lendas 04 - Milena Ruas, a "Baronesa" Ladina!

Muito, muito tempo se passou desde a última postagem do Salão das Lendas... Como de costume, quase deixei esse blog morrer... Quase joguei mais um projeto ao abandono...

RAISE DEAD! AGAIN!

Aqui está a quarta personagem do Salão das Lendas. 

Construída para integrar o primeiro grupo do Salão, dentro da ideia de adaptar personagens que remontam ao Clássico D&D da Grow. Agora, então, temos um Guerreiro (Skodar), um Clérigo (Librai), um Mago (Théoden) e um Ladino. Ou melhor, uma ladina - Milena.

A ideia de completar o quarteto com uma personagem feminina me veio há mais de dois anos, quando rolaram um monte de polêmicas na internet, sobre a participação feminina nas mesas de RPG e o machismo dos jogadores costumeiros para tratar suas companheiras de hobby, tanto nas sessões de jogo, quanto em postagens das redes sociais. A intenção era ter uma personagem bacana, independente, decidida, competente e de personalidade marcante, para demonstrar meu pensamento sobre a participação das garotas no jogo: onde, quando e como elas quiserem!

Dentro do contexto imaginado para o grupo de personagens que já faz parte do Salão das Lendas, com os quais Milena poderia montar uma "guilda de aventureiros", ela é a ÚNICA que, mesmo pertencendo à classe ladina, não tem um passado criminoso. Pelo contrário, tem um bom coração e um gosto pela prática da aventura e do heroísmo totalmente natos.

Vejam a seguir suas fichas para D&D 4a e 5a edições, e logo mais, a sua história.

Ficha para D&D 4E

Ficha para D&D 5E

 

A história de Milena Ruas, a "Baronesa"

O nascimento de Milena foi motivo de festa por muitos dias para toda sua família. Filha única de um casal de nobres que se achavam desafortunados, incapazes de ter filhos, tornou-se rapidamente a joia do castelo. Mas a felicidade e riqueza de seu berço não tardou a desvanecer em sua vida.

Quando Milena tinha 4 anos, um tempo de temor ascendeu nas terras de sua família. A mãe adoeceu gravemente, enquanto uma campanha de guerra afligia a região, demandando a atenção de seu pai. Sem o conhecimento da menina, era o próprio tio, um homem ambicioso e sem escrúpulos, quem movia tropas de humanoides brutais contra o exército do pai de Milena, seu irmão. E a guerra chegou a um ponto trágico, quando o castelo da família se viu sob cerco de vários dias.

O pai de Milena tomou uma decisão. Para salvar a esposa doente, que precisava de cuidados maiores do que tinha a oferecer ali, ele decidiu usar antigos corredores subterrâneos sob o castelo para fugir, levando a mulher e uma pequena comitiva, enquanto um vassalo ficou para liderar a defesa. A filha foi mandada para outro lado, para sua proteção, disfarçada, junto com empregados de confiança, enquanto uma menina orfã, muito parecida com ela, foi levada pela comitiva do pai. O estrategema visava garantir sua linhagem, ao menos, se não pudesse proteger a vida de todos.

Milena fugiu, com seus empregados, agora "novos pais", para muito longe, e jamais voltou a ver os pais. Com o tempo, o terror de toda aquela situação passou. E ela acabou por esquecer muitos detalhes de sua vida como herdeira da nobreza.

Na nova cidade onde teve um lar, Milena tornou-se uma criança travessa, brincalhona e muitíssimo curiosa. Ajudava os pais adotivos nos empregos em que trabalhavam, mas também explorava a cidade como passatempo e acabava metendo-se em muitas encrencas. Ora fazia amigos, ora arranjava desafetos. Entre brigas e fugas de problemas, aprendeu coisas que ninguém poderia esperar, com todos os tipos de pessoas.

Certo dia, uma criança mais nova correu grave perigo por sua culpa, tendo sido atacada por uma criatura monstruosa que saiu de seu ninho para reaver um ovo, roubado por Milena. A jovem encrenqueira, já com seus 15 anos, reagiu em defesa da criança e contou com uma sorte imensa, além de uma espada curta "que pegou emprestada do pai", para derrotar a besta. Resultado: em pouco tempo se espalhou a fama de que Milena era uma heroína. E se no início a fama indesejada da irrequieta aventureira a assustou, logo mais incentivou-a a sair de casa em busca de aventuras ainda mais perigosas, onde pudesse enfrentar mais monstros como aquele.

Hoje, Milena é uma graciosa mulher de 18 anos, em busca de emoções, que sabe pouco sobre seu passado e mal pode esperar pelo que o destino lhe reserva. Por saber que vem de uma linhagem nobre, mesmo sem conhecer o título que deveria herdar, Milena decidiu adotar um apelido, no submundo dos ladinos e aventureiros: 'a baronesa'. É assim que ela prefere ser chamada, quando está "a trabalho".




Comentários sobre Regras

A criação multissistema de Milena provou-se mais fácil do que de outros personagens que a antecederam aqui, no Salão das Lendas.

Tornou-se possível obter valores idênticos nos Atributos, porque sua construção inicial foi no D&D5e, enquanto na 4ª edição, não se procurou a otimização na distribuição dos pontos. Nas Perícias, Investigação foi substituída por Manha, Blefe entrou no lugar de Enganação e Ladinagem foi colocada no lugar da proficiência com Ferramentas de Ladrão.

Mostrou-se estranha a adaptação "combativa" quando percebi que Ladinos não são proficientes com arcos curtos na 4e, enquanto o são na 5e. Tive de manter a diferença, porque usar um Talento para aprender a usar Arco Curto não permitiria usar tal arma com seus poderes de ataque.

Foco em Perícia foi o Talento escolhido para emular a Especialização de Milena em Furtividade, característica presente na 5e, enquanto Prontidão foi escolhida para melhor representar a sua Especialização em Percepção.

Na 5a edição, Milena utiliza um Antecedente personalizado, pelas regras das Basic Rules de D&D Next. Suas proficiências em perícias vêm do Antecedente "Criminoso", sendo Enganação e Furtividade. As proficiências em Ferramentas, assim como as Características do Antecendente vêm de "Herói do Povo". Já o equipamento adicional vem de "Nobre".

 

Milena em Mystara!

Milena pode ser facilmente inserida no cenário de Mystara, com os seguintes acréscimos de detalhes:
  • Nasceu num domínio de Norwold, uma região muito ao norte do Mundo Conhecido, disputada pelos dois maiores impérios existentes, Thyatis e Alphatia;
  • Passou a viver em Specularum, capital do Grão Ducado de Karameikos, após a fuga de seus pais adotivos, ex-empregados de sua família;
  • Seus idiomas são Thyatiano (Comum) e Traladarano.

É isso, então, visitantes! Está formado o primeiro grupo do Salão das Lendas, totalmente inspirado pelo antigo D&D clássico. Votem nas Reações, comentem, participem! Ajudem-me a fazer esse blog permanecer vivo!

Nenhum comentário: