Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Domínio de Carcassonne - Abertura da Caixa

Conhecimento prévio

Domínio de Carcassonne está entre os jogos de tabuleiros modernos mais famosos e bem recomendados no mercado atual. Eu posso assegurar que está entre os Top 5, embora não possa garantir quais são os outros quatro :) Foi criado pelo alemão Klaus-Jürgen Wrede, e lançado na alemanha pela produtora Hans im Glück. Foi lançado também na língua inglesa, pela produtora Rio Grande Games. Na língua portuguesa, foi primeiro lançado pela Devir de portugal (chamando-se apenas de Carcassonne, e está disponível no site da editora, também para venda no Brasil) e, no ano de 2012, foi definitivamente trazido ao Brasil pela Grow, com o nome que incluiu "Domínio de ".

http://nerdcraft.com.br/home/wp-content/uploads/2012/09/carcassonne-300x154.jpg

Pra quem não tá por dentro do contexto, os jogos de tabuleiro possuem diversas classificações, e entre as muitas categorias que se pode citar estão os jogos tradicionais e os modernos. Os tradicionais são aqueles que vêm de tempos bem antigos, e têm evoluído junto com as civilizações e gerações, como o xadrez, go, damas, dominó. Dentre os modernos, alguns exemplos são os clássicos conhecidíssimos no Brasil: WARMonopoly (ou Banco Imobiliário, a versão da Estrela), Detetive, Scotland Yard e Jogo da Vida. Também podemos citar outros jogos que eu já mencionei aqui no Blog, como o Inferno - Batalhas no Abismo (embora esse, eu diria, seria melhor esquecer... coitado! Um jogo tão "bunitinho", mas não funciona...), Bushido - Batalha de Sekigahara, e outros que ainda não tenho, mas pretendo acrescentar à minha coleção algum dia, como Jogo dos Conquistadores e Colonizadores de Catan (reparem que só estou citando jogos disponíveis no Brasil, mas existem muitos outros, pra quem tiver acesso às línguas inglesa, francesa e alemã, principalmente, que valem bastante à pena, segundo a crítica). E não podemos esquecer de dois jogos ótimos, super divertidos e fáceis de jogar, mas que já estão fora de catálogo e são hoje raridade: Hero Quest e Classic Dungeon! (se você encontrar por aí em algum sebo, ou com alguém que está querendo "jogar fora", agarre com ambas as mãos!)

Uma pesquisa rápida na internet conta um pouco sobre o pequeno contexto do jogo: Carcassonne é o nome de uma comuna francesa - e de uma cidadela aí localizada. Encontra-se noventa quilômetros a sudeste de Toulouse, entre os Pirenéus e o Maciço Central francês. Está na encruzilhada de duas vias terrestres em uso desde a Antiguidade: a ligação do Atlântico para o Mediterrâneo e a ligação do Maciço Central à Espanha, à volta dos Pirenéus.

Ao longo de sua história, graças a sua posição estratégica, a cidade foi ocupada e conquistada muitas vezes, e conheceu diversos governantes. Durante a Idade Média foi defendida por um imponente conjunto de fortificações, ficando circundada por uma dupla linha de muralhas, que ainda hoje pode ser vista, e representa o ápice da engenharia militar do século XIII. O traçado irregular de suas ruas estreitas contrasta com a magnificência das muralhas e do castelo guarnecido por 59 torres e barbacãs, poternas e portas.

http://1.bp.blogspot.com/_Y4i6ql4K56k/TLHkwLlpepI/AAAAAAAAAJY/7z-fpxMeOsk/s1600/CarcassonneFrance.jpg

O jogo, portanto, dá a oportunidade aos jogadores, de participar de uma pequena disputa pelo domínio da comuna, usando de um tabuleiro modular (que vai sendo montado aos poucos, a cada jogada), peças de madeira (os "peões" de cada jogador, usados para marcar posse e obter pontos de vitória) e uma cartela de contagem de pontos. É indicado para 2 a 5 jogadores, sendo possível de aprender até mesmo por uma criança de 8 anos, por sua simplicidade, mas que atrai jovens e adultos com grande interesse por jogos de estratégia por sua elegância, requinte e sofisticação: há muitas possibilidades estratégicas e o jogo nunca é igual, uma partida após a outra, graças ao tabuleiro modular.

Minha feliz compra

Comprei o jogo no próprio site da Grow, ao custo de R$76,99, mais despesas postais e levou 13 dias para chegar à minha porta (cara, eu tava BEM ansioso). A caixa externa tava um tanto amassada, mas as proteções de papel internas garantiram que a caixa do jogo em si estivesse intacta. Ou seja, em síntese, minha compra foi bem sucedida, pois a entrega ocorreu dentro do prazo previsto (máximo de 30 dias úteis) e o jogo chegou sem um arranhão.

Então, a abertura me deu a ideia dessa postagem. Muitos sites que eu tenho visto, e alguns canais do Youtube, fazem esse tipo de postagem "Abertura da Caixa". Logo, achei que poderia ser mais um tipo de postagem interessante de incluir no meu Blog!

Além das fotos que você verá a seguir, só tenho a relatar que o material é durável, bonito e o manual de regras é bem sucinto e fácil de ler e entender (com duas pequenas exceções, que eu notei com meus olhos minuciosos, mas não chegam a atrapalhar o entendimento total). Portanto: tá feita a minha recomendação de hoje!

Frente da caixa
Aspecto da caixa

Vista traseira da caixa

Enfim, aberta!

Conteúdo da caixa: cartelas com os terrenos para destacar, cartela de contagem de pontos, peões, manual.

Destacando os terrenos

Aspecto de uma partida em andamento