Seguidores

sábado, 22 de dezembro de 2012

O super-herói da vez: Capitão Átomo

Pois bem. Mais uma vez, veio ao blog falar sobre um dos meus passatempos favoritos de todos os tempos, que, ultimamente, tem sido mais frequente do que mesas de RPG ou partidas de jogos de cartas ou tabuleiro: a leitura de HQs. Afinal, entre os meus "leitores", sei que tem alguns que gostam bastante do assunto, e nada mais justo do que postar coisas que sejam do interesse de mais alguém além de mim!!

:)


A ideia neste artigo é apresentar um personagem a quem não o conhece, e recomendar a leitura da revista. E o herói escolhido é o Capitão Átomo! Afinal, escrever sobre Superman ou Batman daria MUITO pano pra manga, e se acha muita gente fazendo isso pela internet, por isso decidi que era hora de dar uma chance a esse personagem interessante, mas pouco comentado.

 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQCUrj8uK26uYEljfUhiP-v4B1knkCz25BXTINQg22pVrQPagjRqQ

Não é de longa data que eu tenho conhecimento desse personagem, pode apostar. Na verdade, nunca tinha lido nada sobre o dito cujo, exceto por ocasionais aparições em revistas de outros heróis ou grupos da DC Comics, até que a editora "atualizou" as suas revistas, com o lançamento da série Novos 52. Mas, desde que comecei a ler suas histórias (que ocupam o "meio" das edições da revista Liga da Justiça), tenho sido cativado pelo seu roteiro diferenciado, uma mistura bem elaborada de ficção científica e super-heroísmo clássico, num argumento maduro.

Capitão Átomo foi criado em 1960 pelo desenhista Steve Ditko e o roteirista Joe Gill, para uma editora da qual eu jamais tinha ouvido falar, a Charlton Comics, tendo somente mais tarde sido adquirido pela DC Comics, onde o alter-ego do personagem, assim como a sua origem, foram alterados.

Nas minhas pesquisas sobre o personagem, deparei-me com o "portfólio" de Steve Ditko, que participou com Stan Lee da criação do Homem-Aranha, e de alguns dos mais icônicos vilões do cabeça-de-teia, como Duende Verde, Dr Octopus e Kraven, o Caçador, além de ter criado Rapina & Columba e Questão.

Já quanto ao personagem, descobri que sua origem era bem mais complicada no universo DC anterior à série Novos 52: acusado de um crime que não cometeu, o Capitão Nathaniel Adam tinha sido chantageado pelo governo americano a participar de um experimento atômico, em troca de perdão; o experimento acabou por fundir seu corpo a uma placa metálica extraída de um veículo alienígena e mandá-lo para vários anos no futuro, onde a chantagem do governo se tornou ainda maior, pois seu perdão nunca fora concedido. Foi assim que ele se tornou o Capitão Átomo, servindo à Força Aérea americana.

Sinceramente, acredito que se tivesse conhecido a versão anterior do herói, provavelmente não teria me afeiçoado a suas histórias. Na nova versão, o capitão Nathaniel Adam foi voluntário para um experimento num veículo que, supostamente, seria capaz de viajar entre planos dimensionais. Algo deu errado e seu corpo se desfez, mas ele foi capaz de refazê-lo, por meio dos poderes que adquiriu, ligados ao campo energético quântico. Agora, nos laboratórios de pesquisa Continuum, junto ao Dr Megala (que conduziu o experimento feito em Adam), o "ex"-Capitão da Força Aérea tenta entender suas novas capacidades e a estrutura de seu corpo, que parece inconstante e intensamente perigosa, tanto para os que estão ao seu redor, quanto para si mesmo. Enquanto isso, usa seus poderes para praticar o bem, salvar pessoas, essas coisas de heróis.

Um aspecto interessante e curioso é a semelhança desta versão do personagem com o Doutor Manhattan, da série Watchmen. Muitas pessoas na internet até criticam a reformulação do herói por conta disso, mas também encontrei referências de que o personagem mais poderoso da Watchmen fora inspirado no Capitão Átomo, e que a semelhança se acentuar agora nada mais é do que uma réplica da inspiração.

http://2.bp.blogspot.com/-LKlOjzU1xcw/Tn_yf4VrQ3I/AAAAAAAADX0/aWp7KH9UnO0/s1600/captain+atom.png

As histórias atuais estão sob o roteiro e traços de J.T. Krul e Freddie Williams II, dos quais eu nunca tinha ouvido falar antes... Do primeiro, descobri que escreveu as três primeiras edições de Green Arrow na série Novos 52 (o Arqueiro Verde aparece na revista Flash aqui no Brasil) e o segundo já foi desenhista num bocado de coisas. (Estranhamente, acho que o Arqueiro Verde tem sido um dos piores trabalhos da nova DC, mas sobre isso eu comento em outra oportunidade).

Então é isso, tá dada a dica. Até a próxima!


2 comentários:

Murillo Mattos disse...

Estou acompanhando as histórias desse novo Capitão Átomo e concordo em tudo. Pra mim, começou meio devagar mas está pegando impulso e estou achando muito interessante a abordagem do herói. É notável a semelhança com o persoangem Dr. Manhatan mas Átomo tem 2 diferenças básicas: não era um físico nuclear e portanto não tem um controle absoluto de seus poderes quânticos e também não se distanciou da humanidade como o Dr. Estou curtindo a série.

Giovane do Monte disse...

De fato, Murillo, o ritmo das histórias vem crescendo com o progresso das edições. Mas é exatamente esse tópico da "distância entre homem e entidade super-poderosa", os conflitos internos do personagem, que tem sido o grande tema, não acha?

Penso que o Dr Manhattan também tinha esse lance, mas eles não focaram nele como principal, então o tema não era abordado sob o mesmo aspecto humanizado.